O Museu Afro Brasil, junto a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realizou, em dezembro de 2020, a exposição “Foram os homens e mulheres negras que construíram a identidade nacional: Vidas Negras do Brasil”. Nosso artista Diego Mouro e Kika Carvalho, artista que já foi agenciada pela Aborda, foram convidados para participar da exposição.
Para realizar a mostra, os artistas pintaram murais na área externa do Museu, com o objetivo de questionar o racismo, a violência e as desigualdades do país. Diego Mouro ressaltou que é a primeira vez que as faixadas da Instituição são pintadas, ao mesmo tempo, por artistas negros e destacou a importância de pessoas afrobrasileiras contarem suas próprias histórias.
– A história é cíclica, aprendi isso com meus mais velhos. Mas, olhando o passado, a gente ressignifica o presente e molda, aos poucos,um futuro diferente. Esse espaço sempre deveria ter sido nosso. Hoje é!
“Foram os homens e mulheres negras que construíram a identidade nacional: Vidas Negras do Brasil”, concebida por Emanoel Araujo, homenageou João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte no supermercado Carrefour, os nove jovens mortos em 2019 na comunidade de Paraisópolis, e Wellington Copido Benfati, morto por um policial militar. Outros artistas como Énivo, Melim, Speto e Zeh Palito também participaram da exposição.
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.