Museu Afro Brasil

Diego Mouro participa da exposição “Foram os homens e mulheres negras que construíram a identidade nacional: Vidas Negras do Brasil”

O Museu Afro Brasil, junto a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realizou, em dezembro de 2020, a exposição “Foram os homens e mulheres negras que construíram a identidade nacional: Vidas Negras do Brasil”. Nosso artista Diego Mouro e Kika Carvalho, artista que já foi agenciada pela Aborda, foram convidados para participar da exposição.

Para realizar a mostra, os artistas pintaram murais na área externa do Museu, com o objetivo de questionar o racismo, a violência e as desigualdades do país. Diego Mouro ressaltou que é a primeira vez que as faixadas da Instituição são pintadas, ao mesmo tempo, por artistas negros e destacou a importância de pessoas afrobrasileiras contarem suas próprias histórias.

– A história é cíclica, aprendi isso com meus mais velhos. Mas, olhando o passado, a gente ressignifica o presente e molda, aos poucos,um futuro diferente. Esse espaço sempre deveria ter sido nosso. Hoje é!

“Foram os homens e mulheres negras que construíram a identidade nacional: Vidas Negras do Brasil”, concebida por Emanoel Araujo, homenageou João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte no supermercado Carrefour, os nove jovens mortos em 2019 na comunidade de Paraisópolis, e Wellington Copido Benfati, morto por um policial militar. Outros artistas como Énivo, Melim, Speto e Zeh Palito também participaram da exposição.

+projetos

Para consultas sobre obras, orçamentos ou parcerias:

Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.

Artistas interessados em representação:

Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.

Outros assuntos: