Aconteceu, em agosto deste ano, a décima segunda edição do Street Arts Festival Mostar, na cidade de Mostar, na Bósnia-Herzegovina. Há doze anos em trabalho contínuo, o SAFMO surge com o objetivo de promover o desenvolvimento da cultura urbana na região.
Apoiado pela Embaixada do Brasil em Sarajevo, o festival abre portas para colaborações comunitárias, unindo artistas globais em prol da criação de uma narrativa positiva através da arte.
Agenciada pela Aborda, Priscila Barbosa desenvolveu o mural intitulado “Ona nije Latinskoj Americi” (Ela não está na América Latina). Veja os detalhes.
O título do trabalho nasce de um embate de cunho xenofóbico durante o processo de pintura e visa agir como um lembrete de que nenhuma fronteira, seja física ou não, deva impedir mulheres de conquistar sonhos mundo afora.
“Ona nije Latinskoj Americi” retrata a possibilidade de união entre culturas distintas através do entrelace de tecidos simbólicos para ambas regiões. De um lado, o “panuẽlo verde” característico das lutas feministas na América Latina. De outro, o xadrez vermelho que compõe o cenário doméstico na Bósnia-Herzegovina.
Segundo Priscila Barbosa, “encontrar similaridades entre eslavos e latinos não foi uma tarefa difícil (…)” e que “em poucas conversas foi possível perceber os processos de marginalização e as tentativas árduas de construção de uma sociedade que acolha as diferenças (…)”.
A Bósnia-Herzegovina é uma das seis repúblicas da antiga Iugoslávia e, após 30 anos da guerra que iniciou o seu processo de independência, ainda vive conflitos políticos sólidos em função, especialmente, de rivalidades étnicas.
Em Mostar, Priscila Barbosa foi fotografada por Martha Cooper, fotojornalista reconhecida, sobretudo, por documentar o panorama do graffiti em seu livro “Subway Art”. Confira a seguir!
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.