Axé

Gugie Cavalcanti pinta mural em homenagem a intelectual Lélia Gonzalez, a convite da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Em 2022, a Semana de Arte Moderna de 1922 completa cem anos. Para comemorar a data a Prefeitura de São Paulo lançou o projeto Modernismo 22+100. A programação inclui o Museu de Arte de Rua (MAR), coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que convidou Gugie Cavalcanti para pintar um mural com a imagem de Lélia Gonzalez. 

A iniciativa de pintar a co-fundadora do Movimento Negro Unificado (MNU) tem como objetivo reparar as reflexões e comemorações do centenário. A proposta visa reconhecer outras pessoas que ao longo desses anos contribuíram para a cultura brasileira além dos artistas envolvidos na Semana de 22.

Foto: Fábio Setti
Foto: Tamara dos Santos
Foto: Tamara dos Santos

Gugie conta que escolheu retratar esta fotografia de Lélia pois ela transmite o axé que, segundo a artista, está presente nos artigos da intelectual. A artista também ressalta a importância de Gonzalez para a construção da cultura brasileira com suas pesquisas e suas lutas.  

– O conceito de Lélia Gonzalez sobre Amefrica é a compreensão do povo negro brasileiro. Isso tem tudo a ver com a ocupação, presença e relações que busco trabalhar nos meus murais. Pintar ela também foi especial pois a caminhada dela na academia, no terreiro, na luta são inspiração pra mim. Cuidei de cada detalhe e cor para que a comunidade em torno sinta o axé. 

Melina de Lima é neta de Lélia e cuida, junto a voluntários de várias partes do Brasil, da página Lélia Gonzalez Oficial, no Instagram. Ele explica que para a intelectual a cultura deve ser reconhecida como um caminho de emancipação e demonstração da força e importância da nossa ancestralidade.

– Ver ela nesta empena me traz muita alegria e emoção. É uma comprovação da grandeza de Lélia. Estamos num momento de muita visibilidade de sua importância, mas longe do que ela merece pelo que viveu e lutou. Lélia lutou por nós.

Foto: Tamara dos Santos
Foto: Tamara dos Santos
Foto: Fábio Setti

O mural da artista Gugie Cavalcanti está localizado na Rua Japichaua, 450, em Ermelino Matarazzo, distrito de Guarulhos, em São Paulo. Também será realizada a venda de um fineart deste trabalho. Parte do lucro será revertido para o Instituto Memorial Lélia Gonzalez.

Outros artistas também foram convidados para participar da programação do MAR no projeto Modernismo 22+100, dentre eles nosso artista agenciado Cazé, que pintou uma empena em homenagem ao poeta João Cabral de Melo Neto.

+projetos

Para consultas sobre obras, orçamentos ou parcerias:

Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.

Artistas interessados em representação:

Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.

Outros assuntos: