Tia Eva

Diego Mouro participa da segunda edição do Campão Cultural

Em 2022, nosso artista representou uma das personalidades importantes de Campo Grande, no Mato Groso do Sul. Tia Eva teria sido uma das primeiras pessoas a iniciar o processo de ocupação da cidade. Ergueu uma igreja  em homenagem a São Benedito e, ao entorno, criou um quilombo para honrar a promessa e agradecer por ter encontrado um chão fértil para se enraizar. Ela manteve a tradição de festejar anualmente o único santo preto católico, festa que se mantém na comunidade a mais de 100 anos

 

Foto: Muriel Xavier e Vaca Azul
Foto: Muriel Xavier e Vaca Azul
Foto: Muriel Xavier e Vaca Azul

Integrando a programação artística do Campão Cultural (Festival de Arte, Cultura, Diversidade e Cidadania), Diego Mouro pintou a lateral da Galeria São José, na rua São José. O mural tem mais de 30 metros de altura e teve o artista Rafa Vieira como auxiliar de pintura. 

– Criar monumentos aos meus. Honrá-los! Criar imagens para que assim sejam lembrados, se mantenham vivos e ancestrais. O velho que vira novo. O novo que se referencia no velho. Ser parte de um novo imaginário preto. Isso me interessa!

Foto: Muriel Xavier e Vaca Azul
Foto: Muriel Xavier e Vaca Azul
Foto: Muriel Xavier e Vaca Azul

Eva Maria de Jesus foi benzedeira, lavadeira, parteira, cozinheira e curandeira, deixando um legado para mais de 60 famílias na comunidade quilombola que leva seu nome até hoje.

+projetos

Para consultas sobre obras, orçamentos ou parcerias:

Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.

Artistas interessados em representação:

Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.

Outros assuntos: