A promulgação da Lei do Ventre Livre completou 150 anos no dia 28 de setembro de 2021. Para relembrar a data e refletir sobre o tema, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em parceria com o Museu Afro Brasil, convidou nosso artista Diego Mouro para desenvolver um selo comemorativo. Através da arte, o muralista questiona: “Corpos negros nascidos, são livres, ainda hoje?”.
A Lei Nº 2.040 declarava livre os filhos de mulheres escravizadas nascidos a partir da data de sua publicação. No primeiro momento, a proposta dos Correios era desenvolver selos que celebrassem o dia. Porém, Diego propôs um novo olhar sobre o fato. Já que algumas perspectivas históricas apontam que esta não foi uma conquista para o povo preto, pois, na prática, pessoas negras ainda pertenciam aos senhores.
O artista desenvolveu um quadro que mostra a brincadeira de duas crianças afro-brasileiras, segundo ele, como um ápice de liberdade. Diego também colocou lençóis e um varal, para ele, uma figura simbólica dos afetos criados nas famílias. Ele explica que o homem com um fuzil representa os diversos braços institucionais que mantêm pessoas negras vigiadas, reféns do medo e da lembrança de que liberdade não é algo para pessoas negras ainda nos dias de hoje.
– A obra critica, declaradamente, a celebração e desdobramentos desta data. Mas, ao mesmo tempo, os selos exaltam a liberdade das crianças. Eu gosto de exaltar os sorrisos, o belo no cotidiano dessas vidas pretas.
Os Correios desenvolveram um bloco postal com dois selos, a partir da arte do artista, que foram distribuídos por todo Brasil na data que lembra esse fato histórico, 28 de setembro de 2021. A obra foi comprada pelo Museu Afro e, além de fazer parte do acervo da instituição, foi exposta ao público durante o mês de janeiro de 2022.
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.