Entre os dias 16 e 22 de novembro, Diego Mouro realizou uma residência artística na Casa Amarela Providência, no morro da Providência, Rio de Janeiro. A atividade fez parte da programação do Mês da Consciência Negra e como resultado o artista realizou um muro retratando as crianças do local.
A Casa Amarela foi fundada pelo artista francês JR e pelo fotógrafo carioca Maurício Hora. O local atua como centro sociocultural, além de promover atividades voltadas para os moradores, crianças, jovens e adultos. Diego conta que a ação foi arquitetada de forma conjunta com a equipe da instituição.
-Eu queria fazer um trabalho relacionado ao Mês da Consciência Negra, mas queria que a arte estivesse em um lugar que fizesse sentido. A Providência foi uma das primeiras favelas do Brasil. Pude ver o dia a dia dos moradores e viver a comunidade durante uma semana. Na mesma semana eu apareci na Fátima Bernardes, então as pessoas me paravam na rua e me cumprimentavam. Para mim essa foi uma forma de desmistificar a figura do artista.
Nosso artista ressalta que a construção da pintura foi orgânica. Ele destaca que sua pesquisa principal é voltada para o resgate de culturas tradicionais e saberes populares de quem vive nas brechas.
-A favela está diretamente ligada com o funk e o passinho. Fiquei com essa ideia na cabeça. O mural é um registro das crianças que frequentam a Casa Amarela dançando.
Durante a semana da residência artística, a instituição contou com outras programações. O projeto AfroCine Ipadé, AteliErÊ, realizou uma mostra de filmes e também uma performance dos próprios alunos da Casa Amarela de dança afro, criada pelo educador e coreógrafo Ernane Ferreira.
Tiphanie Constantin, coordenadora da Casa Amarela Providência, afirma que a instituição promove uma série de encontros, projeções, atividades e apresentações afro-perspectivadas. Ela também evidencia a urgência de combater a estrutura racista presente na sociedade através de práticas diárias.
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.