Com o lema “Cidades são pessoas”, o Festival Movimento Cidade, realizado entre os dias 16 e 18 de agosto deste ano, trouxe à tona discussões sobre o papel da arte na reconfiguração dos espaços urbanos. O evento, ocorrido em Vila Velha, Espírito Santo, contou com a participação de dois artistas representados pela Aborda — Cazé e Wira Tini.
Com o intuito de promover um diálogo entre arte, território e cidade, o festival criou a “Galeria Croma”, um espaço dedicado à arte urbana, organizado pelo curador Handerson Chic. Artistas de todas as regiões do Brasil desenvolveram painéis que passaram a compor esse ambiente.
Cazé, em consonância com a sua pesquisa “Biografias Urbanas”, retratou Rabicó, um pescador local de Vila Velha. Descrito quase como uma entidade — sentado sobre um freezer, cachimbo em mãos — Rabicó colaborou com a construção da obra e aceitou ser fotografado pelo artista. Segundo Cazé, os pescadores locais também contribuíram para a construção da narrativa, trazendo um Cirioba, peixe típico da costa, para completar a composição.
Por meio de registros fotográficos que posteriormente se transformam em pinturas, tanto em telas quanto em murais de grande escala, Cazé busca explorar os territórios onde atua, destacando as histórias de figuras sociais frequentemente invisibilizadas.
Wira Tini, por sua vez, criou o mural intitulado “Rio de Ty Kupy”, inspirado pela fotografia do artista paraense Bimba Neto. Ao inserir a presença de uma figura ribeirinha em sua obra, a artista trouxe para o centro da discussão a experiência indígena no contexto urbano. Segundo Aline Moraes, curadora da Aborda, “sua prática artística propõe uma crítica que apresenta perspectivas indígenas para além das narrativas estabelecidas pelo senso comum, problematizando essas visões e destacando a realidade das pessoas indígenas inseridas no meio urbano, assim como os aspectos da cultura e da tradição nortista.”
A Aborda é uma plataforma inovadora dedicada à arte e cultura contemporâneas na América Latina. Nosso foco principal é a representação de artistas visuais, conectando-os ao mercado por meio de projetos artísticos que englobam fins culturais, educacionais e comerciais. Para falar sobre projetos ou adquirir obras de artistas representados, entre em contato por aqui.
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.