Memórias do Amanhã

Luna Bastos é convidada a pintar mural de 162 metros quadrados no CCSP

Em 2022, o Centro Cultural de São Paulo (CCSP) completou 40 anos. Como uma forma de celebrar a data, Luna Bastos fez um painel para dialogar com o local, que possui um caráter plural e democrático. A obra “Memórias do Amanhã” traz o conceito do Sankofa. Ela é um convite para o público refletir sobre a forma de mudar a realidade e construir o futuro.

No povo Akan, localizado atualmente em Gana, há um provérbio que diz “Se wo were fi na wo sankofa a yenkyi”, que significa “Não é tabu voltar para trás e recuperar o que você esqueceu ou perdeu”. Deste conceito originou-se o símbolo adinkra, representado por um pássaro que voa para frente e tem sua cabeça voltada para trás carregando no seu bico um ovo, que representa o futuro.

Foto: Fábio Setti
Foto: Fábio Setti

Este conceito inspirou Luna Bastos a desenvolver a pintura para a caixa d’água do CCSP. “Memórias para o Amanhã” nos convida a refletir sobre a importância de retornar às nossas raízes para compreender melhor o presente na construção de novos futuros.

– Esse movimento de resgate de nossa história e de nossas memórias a partir de uma nova perspectiva é uma possibilidade para cultivar nossa identidade e nossa singularidade.

O painel da artista está disponível para visitação no Jardim Sul, no CCSP. O é espaço aberto ao público, por tempo indeterminado , das 10h às 22h.

Foto: Fábio Setti
Foto: Fábio Setti

+projetos

Para consultas sobre obras, orçamentos ou parcerias:

Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.

Artistas interessados em representação:

Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.

Outros assuntos: