Em 2022, nossa artista foi convidada para pintar espaços da Frente de Luta Por Moradia (FML) e do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC). Essas lutas políticas dialogam com o trabalho da artista que busca o enfrentamento e questionamento das relações de poder.
A antiga Ocupação Lord,da FML, foi rebatizada pelos moradores. As famílias decidiram homenagear a cantora Elza Soares, barrada em 1964, na entrada do Hotel Lord, que funcionava no local. A cantora e seu companheiro Mané Garrincha procuravam um lugar para se hospedarem antes do show de Elza Soares que aconteceria na boate Som de Cristal.
Inspirada na frase “Nenhuma mulher sem casa”, Pri Barbosa representou a artista com as chaves do estabelecimento na mão, um símbolo de passagem do espaço para as diversas mulheres que o chamarão de lar.
“Quem não luta tá morto” é a frase que dá nome ao mural, que simboliza casa e acolhimento. Na pintura, nossa artista retrata o cultivo da vida em meio ao concreto da Avenida Consolação, onde fica localizada a moradia da FML. Pri ressalta que esse mural é símbolo do trabalho de muitas pessoas, que rebocaram e pintaram a parede de branco para receber a obra .
Pri Barbosa participou da exposição Auto Contrução, construída coletivamente com artistas, mulheres e crianças que vivem nas ocupações do MSTC. A mostra foi resultado de diversas oficinas realizadas no local, como desenho, argila, construção de texto, entre outras.
O objetivo era criar um espaço físico, temporal e simbólico para que as crianças e mulheres pudessem olhar para si próprias como agentes de suas próprias vidas e de sua própria arte. O projeto é visto como um ato revolucionário, redimensionando o lugar das pessoas no mundo, através de uma lógica social humana, empática e sustentável.
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.