Com o objetivo de ampliar o debate e informações que visam a prevenção, o diagnóstico precoce e o acolhimento das pacientes com câncer de mama e suas famílias, o Coletivo Pink criou a exposição Inspiração Pink. Entre as artistas convidadas para realizar a mostra estiveram as artistas agenciadas Pri Barbosa e Rafa Mon. Elas produziram esculturas inspiradas nas histórias de mulheres que enfrentaram a doença.
Nos anos anteriores, o Coletivo, que é uma iniciativa da Pfizer em conjunto com outras instituições, realizou ações no formato presencial. Mas em outubro de 2020, por conta da pandemia, as programações foram online e com intervenções artísticas em São Paulo, Campinas, Rio Preto e em outras 5 capitais do país durante o Outubro Rosa.
Antes de produzir as esculturas, Pri Barbosa e Rafa Mon encontraram, de forma virtual, com uma mulher que tem ou teve câncer de mama. O objetivo era que essa troca com as histórias inspirasse a produção das escultura
Pri ressalta que a educação e a consciência da anatomia são aliadas importantes na conscientização contra o câncer de mama. Segunda ela, a intimidade com a própria pele leva à naturalização de assuntos como a prevenção e à abertura de diálogo sobre maneiras de enfrentar a doença.
– Com esse trabalho proponho expor músculos, gorduras, glândulas e ductos, na intenção de que as pessoas possam se reconhecer ali. Um reconhecimento sensível que instigue o auto toque e a percepção de si mesmo.
As esculturas de nossas artistas foram expostas em locais diferentes. Rafa Mon expôs sua obra na Estação do Corcovado, localizada na cidade do Rio de Janeiro, e Pri Barbosa na Casa das Rosas, na cidade de São Paulo.
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.