Granada

Pri Barbosa pinta sua primeira empena no NaLata Festival

Em 2020, Pri Barbosa foi convidada a participar da primeira edição do NaLata Festival. O evento tem como objetivo criar um museu de grafite a céu aberto, que represente um novo eixo de turismo, lazer e cultura para a cidade de São Paulo.

“Granada” foi a primeira empena da Pri e teve como inspiração os movimentos de luta feminista latino americanos, principalmente do Brasil, Argentina e Chile. Segundo a artista, a obra tem alguns elementos importantes como o romã, a bala clava e o lenço verde, símbolo da legalização do Aborto.

– Em espanhol, romã significa granada. Por ter muitas sementes, em muitas culturas, o romã é muito ligado à feminilidade e fertilidade. Mas isto sempre me incomodou, então uso o fruto como um símbolo de revolução e vejo as sementes como a maneira que temos de influenciar os levantes coletivos.

Foto: NaLata/InHaus
Foto: NaLata/InHaus
Foto: NaLata/InHaus

Pri Barbosa investiga as poses que as mulheres são representadas na arte européia. Segundo ela, essas imagens influenciam, até hoje, as concepções que temos de delicadeza e feminilidade.

– Eu escolhi pintar uma mulher com base no meu próprio corpo, que não está dentro do padrão, e com uma pele não branca. Ela está dançando, distraída, assim como nas pinturas clássicas, mas os outros elementos da pintura indicam uma mulher à frente das lutas e revolucionária. É uma forma de repensar o imaginário de beleza.

A artista também ressalta que “Granada” ficou em um ponto estratégico, em frente ao Largo Batata, local onde ocorrem diversas manifestações na capital paulista. A pintura de Pri Barbosa fica na Rua dos Pinheiros, número 1474, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Foto: NaLata/InHaus

+projetos

Para consultas sobre obras, orçamentos ou parcerias:

Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.

Artistas interessados em representação:

Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.

Outros assuntos: