Festival de Nuevo Mural Contemporáneo

Carolina Herszenhut, Cazé e Priscila Barbosa são convidados para o NuMu, no Equador

Entre 15 e 27 de agosto deste ano, Carolina Herszenhut, idealizadora da Aborda, e os artistas agenciados Cazé e Priscila Barbosa, foram convidados para o Festival de Nuevo Mural Contemporáneo, no Equador. 

NuMu é uma entidade cultural de caráter privado que se dedica à promoção das artes visuais contemporâneas por meio de projetos desenvolvidos em locais não convencionais, como uma alternativa ao circuito artístico tradicional do Equador.

Anualmente, o Festival de Nuevo Mural Contemporáneo seleciona criadores ao redor do mundo para colaborar com a iniciativa que conta com palestras, workshops e intervenções públicas. 

Neste ano, em parceria com a Comunidade Anrabí Talchigacho, o projeto reuniu artistas de diferentes gerações e nacionalidades objetivando o desenvolvimento de uma série de intervenções artísticas em pontos das comunidades Anrabí Talchigacho, El Ejido, Santa Bárbara e Turucu Kichwa.

Nos Andes Equatorianos, Carolina Herszenhut, como agente e ativista cultural, ministrou a palestra “Como Financiar Projetos Artísticos e Gerenciar a Relação com Marcas e Instituições”, compartilhando sua experiência na gestão de carreiras de artistas visuais brasileiros. 

A idealizadora da Aborda conta que “(…) no Equador, o cenário é muito diferente. Mostrar como nos estruturamos no Brasil foi importante para perceber o quanto já avançamos por aqui (…)” e que “(…) o festival, por acontecer em uma pequena comunidade, envolve uma rede de pessoas em uma espécie de residência artística, o que intensifica as trocas e possibilita que os artistas realmente se conheçam.”.

Veja as fotos do evento a seguir. 

Carolina Herszenhut na palestra “Como Financiar Projetos Artísticos e Gerenciar a Relação com Marcas e Instituições”
Registros da palestra “Como Financiar Projetos Artísticos e Gerenciar a Relação com Marcas e Instituições”

a força e a vitalidade da mulher andina

A obra desenvolvida por Cazé retrata Geralda Sanchez, indígena avistada pelo artista aos pés do vulcão Cotacachi. A pintura ressalta a força e a vitalidade da mulher andina, traduzindo sua vida cotidiana pelo pasto e pelas andanças no vilarejo. A cena única do mural traz uma série de símbolos de representações múltiplas na cultura local as janelas andinas, as vacas e as vestes. Veja os detalhes a seguir.

Mural de Cazé em andamento
Detalhes do mural de Cazé
Detalhes do mural de Cazé

"Sinchy Warmi" ou mulher sábia

“Sinchy Warmi: hasta que todos puedan nacer con dignidad” é o nome do mural criado por Priscila Barbosa. A pintura estampa a imagem de uma parteira ensinando o seu filho a sentir o bebê no ventre de uma mulher grávida, e faz referência ao vídeo produzido pelo “Wombs of The World” –  programa internacional de educação para doulas e parteiras. 

A artista conta que, uma semana antes de ser convidada para realizar a pintura em Cotacachi, se emocionou ao ver o vídeo do “Wombs of The World” nas redes sociais. Mais tarde, recebeu a proposta para desenvolver o mural no mesmo cenário retratado no vídeo. 

As obras de Cazé e Priscila Barbosa preservam as tradições ancestrais da região, agindo como um testemunho visual da riqueza da herança cultural andina e da força das mulheres que desempenham um papel fundamental em suas comunidades. 

Veja o mural de Priscila a seguir. 

“Sinchy Warmi: hasta que todos puedan nacer con dignidad”, por Priscila Barbosa
Detalhes do mural em construção

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