Na 10ª edição do Festival Concreto, em Fortaleza, Ceará, Deco Treco, artista representado pela Aborda, convida o público a explorar “outros mundos” com um mural no Centro Cultural Dragão do Mar. Localizada em frente ao Planetário, a obra explora o estranhamento que surge ao confrontarmos o desconhecido — seja este fora ou dentro de nós mesmos.
O Festival Internacional de Arte Urbana ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e reúne artistas do Chile, México, Portugal, além de estados como São Paulo, Piauí, Minas Gerais, Alagoas, Paraíba, Sergipe e Ceará. De acordo com Narcélio Grud, idealizador do Festival, desde sua primeira edição, o Concreto tem estabelecido um diálogo fundamental entre a arte urbana e a cidade de Fortaleza, propondo a criação de obras e iniciativas que promovam reflexões sobre inclusão, sustentabilidade e acessibilidade no cotidiano.
Natural de São Paulo, Deco Farkas – ou Deco Treco – é um artista visual que transita entre o muralismo, a ilustração e a animação. Seu trabalho é reconhecido pela fusão de elementos pop e surrealistas, que dão vida a personagens únicos, como pássaros-homens e capivaras de botas.
No mural apresentado em Fortaleza, Deco mantém sua característica de romper com as expectativas visuais. Suas formas provocam o observador a construir interpretações próprias, enquanto a obra desvia de significados óbvios e convida à contemplação do inesperado. Além de dialogar com a arquitetura local, o mural atua como um ponto de conexão entre a arte contemporânea e os transeuntes, fomentando a reflexão sobre as possibilidades do imaginário no cotidiano urbano.
Para Deco, festivais de arte urbana são espaços de aprendizado técnico, trocas culturais e expansão criativa. “Participar de festivais é importante pela conexão com outros artistas, para, além de fazer conexões pessoais, amizades e contatos profissionais, observar como os demais artistas criam seus murais, quais são os seus processos criativos, e mesmo aspectos técnicos que podemos aprender e incorporar no nosso próprio trabalho e processo”, destaca. Além disso, ele aponta o papel estratégico desses eventos na legitimação artística, funcionando como portfólio vivo e acesso a novos públicos e mercados. Veja o vídeo do processo do trabalho no perfil do artista.
A Aborda é uma plataforma inovadora dedicada à arte e cultura contemporâneas na América Latina. Nosso foco principal é a representação de artistas visuais, conectando-os ao mercado por meio de projetos artísticos que englobam fins culturais, educacionais e comerciais. Para falar sobre projetos ou adquirir obras de artistas representados, entre em contato por aqui.
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.