O Sesc São Gonçalo abre suas portas para a exposição Tromba D’água, com um conjunto de obras que, além de explorar a coletividade como motor de mudanças, mergulha na espiritualidade e na riqueza cultural das artistas envolvidas. Com curadoria assinada por Francela Carrera, Ana Carla Soler e Carolina Rodrigues, a mostra conta com a participação de oito artistas latino-americanas, entre elas Luna Bastos, representada pela Aborda. Bastos expõe cinco esculturas e apresenta um mural intitulado “A água me contou muitos segredos”, com cerca de 10 metros de largura.
A artista apresenta obras que envolvem a elaboração de máscaras esculpidas em madeira de Ipê. As peças destacam-se pela aplicação meticulosa de miçangas, cobre e búzios, incorporando elementos que remetem à tradição afrodiásporica. As obras expostas, como Cada lágrima que eu chorei I e II (2023), As águas que correram dos meus olhos (2023), Segredos do Mar (2022), e O mar me contou muitos segredos (2023), são marcadas pelo simbolismo da água, uma constante na investigação artística de Bastos.
A água, em diversas tradições religiosas, é um elemento de purificação, transformação e conhecimento. Para Luna Bastos, a água é um símbolo de flexibilidade, força e adaptação — características essenciais na experiência humana. Em suas obras, a água é vista como um elo entre o mundo material e espiritual, um canal de cura e ressignificação, especialmente dentro do contexto afrodiásporico, onde o mar também representa a jornada de retorno às raízes ancestrais.
As máscaras criadas por Bastos estabelecem um diálogo profundo entre o terreno e o divino, refletindo a dualidade da existência humana. A utilização da madeira é uma ponte para a tradição dos povos africanos, onde as máscaras têm um papel central na representação de valores culturais e espirituais. A obra de Bastos evoca essa herança, situando-a no contexto contemporâneo afrobrasileiro, e trazendo à tona a mulher como uma interlocutora das forças da natureza.
Exposição Tromba D’água
A Aborda é uma plataforma inovadora dedicada à arte e cultura contemporâneas na América Latina. Nosso foco principal é a representação de artistas visuais, conectando-os ao mercado por meio de projetos artísticos que englobam fins culturais, educacionais e comerciais. Para falar sobre projetos ou adquirir obras de artistas representados, entre em contato por aqui.
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.