Exposição Des.Invenção

Luna Bastos e Wira Tini unem trajetórias culturais em um mural colaborativo na exposição Des.Invenção, em Manaus

Em agosto deste ano, as artistas representadas pela Aborda, Luna Bastos e Wira Tini, desenvolveram um mural que compõe a exposição Des.Invenção, em exibição no Palacete Provincial em Manaus. O convite, feito pela curadora Virna Lisi, foi destinado ao festival Graffiti Queens, idealizado por Wira Tini.

A exposição Des.Invenção expõe obras e instalações produzidas por cinco coletivos manauaras ligados a movimentos de mulheres, indígenas, pessoas trans e jovens racializados de bairros periféricos. A mostra visa trazer narrativas poéticas que vão contra os estereótipos reproduzidos pelo o olhar colonialista.

O mural produzido por Bastos e Tini aborda as interseções entre heranças culturais e as dinâmicas da vida urbana. Por meio de pinturas, bordados e esculturas, Bastos investiga a diáspora africana e suas ressonâncias contemporâneas, enquanto Tini, muralista e pesquisadora de Manaus, conduz o seu trabalho a partir de uma perspectiva crítica sobre as representações indígenas, criando obras que problematizam a invisibilização das culturas indígenas no meio urbano e celebram a riqueza cultural nortista.

Para a Aborda, levar nossos artistas a novos territórios e incentivar a troca entre processos e técnicas entre os artistas representados é essencial. Quando nossos artistas se encontram e trocam ideias, eles trazem novas perspectivas para o coletivo, expandindo horizontes criativos e explorando novas linguagens.

A exposição Des.Invenção permanece em exibição no Palacete Provincial, com entrada gratuita, até o final do mês. Veja o reels do processo do mural desenvolvido por Luna Bastos e Wira Tini aqui. 

Sobre a Aborda

A Aborda é uma plataforma inovadora dedicada à arte e cultura contemporâneas na América Latina. Nosso foco principal é a representação de artistas visuais, conectando-os ao mercado por meio de projetos artísticos que englobam fins culturais, educacionais e comerciais. Para falar sobre projetos ou adquirir obras de artistas representados, entre em contato por aqui.

Luna Bastos e Wira Tini, artistas representadas pela Aborda

+projetos

Para consultas sobre obras, orçamentos ou parcerias:

Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.

Artistas interessados em representação:

Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.

Outros assuntos: