Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Luna Bastos e Negana criam ilustrações digitais para Netflix Brasil

Em 1992, em Santo Domingo, República Dominicana, aconteceu o primeiro Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, resultando na criação da Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas. A Rede objetiva refletir sobre a violência que atinge massivamente a população negra e, junto à Organização das Nações Unidas (ONU), agiu em prol do reconhecimento do dia 25 de julho como Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 

No Brasil, em 2 de junho de 2014, foi instituído por meio da Lei nº 12.987, o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando a quilombola que, durante duas décadas do século XVIII, lutou pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança.  

Personagens que inspiram

Em celebração ao marco internacional de luta e resistência, as artistas agenciadas pela Aborda Luna Bastos e Negana ilustraram, a convite da Netflix Brasil e do Studio Nuts, personagens negras que as inspiram. 

“Amina”, interpretada por Lucy Ameh, no longa de mesmo nome, foi a escolhida por Negana. O filme, baseado em fatos reais, conta a história da rainha da Nigéria, uma guerreira africana que governou o reino de Zazzau. A artista conta que “Amina é retratada em esculturas, pinturas, selos postais, peças teatrais e obras de literatura infantil e juvenil” e que “(…) até hoje, é sinônimo de força e bravura.”. Veja a seguir. 

“Amina”, ilustração digital de Negana

Primeira mulher milionária dos Estados Unidos

Representada na ilustração digital de Luna Bastos e interpretada por Octavia Spencer na série “A vida e a História de Madam C.J Walker”, a empreendedora e ativista política e social Madam C.J Walker foi registrada, no Guinness Book of World Records, como a primeira mulher que se tornou milionária nos Estados Unidos. Sua fortuna foi consolidada através da criação de produtos de cabelos especializados para mulheres negras.

As histórias das personagens retratadas por Luna Bastos e Negana inspiram milhares de pessoas ao redor do mundo e operam como símbolos importantes na construção da ascensão de mulheres negras em um espaço de opressão.

Veja os detalhes da ilustração de Luna a seguir. 

“Madam C.J Walker”, ilustração digital de Luna Bastos

+projetos

Para consultas sobre obras, orçamentos ou parcerias:

Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.

Artistas interessados em representação:

Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.

Outros assuntos: