Complexo de Vira-Lata

Alberto Pereira cola lambe-lambe de 120 metros quadrados no Museu da República, em Brasília

A convite do curador Simon Watson, Alberto Pereira participou da exposição “NALUTA NALATA”, que ocorreu no Museu Nacional da República entre os dias 19 de agosto e 2 de outubro de 2022. Nosso artista expôs, na área externa do local, o lambe “Complexo de Vira-Lata” e, na interna, os quadros da série “Pele de rua”.

O cartaz urbano de 120 metros quadrados traz, em destaque, a imagem da Aurora. Ela é animal de estimação de Alberto. Com a imagem de sua pet, o artista põe em questão o sentimento de inferioridade em que as pessoas se colocam. O processo de colagem contou com a assistência de Juliana Lama e durou 10h.

– Este trabalho não é sobre a Aurora, mas sim, sobre a ideia do miscigenado que está sempre do lado de fora, que é muito simpático mas pode morder. O vira-latismo tem relação com diversas questões. Ele pode ser sobre a relação que os artistas de rua têm com os espaços tradicionais da arte contemporânea, o sentimento que o brasileiro tem ao olhar para países do exterior, ou sobre a negritude.

Alberto e sua assistente Juliana Lama. Foto: Uepa
Foto: Uepa
Foto: Ítalo Barreto

Além do lambe-lambe, Alberto Pereira também expôs obras da sua nova pesquisa, “Pele de Rua”. A série de quadros abstratos é resultado de experimentações feitas com reciclos de lambes já feitos pelo artista. Segundo ele, este é um estudo sobre o seu próprio processo artístico.

“NALUTA NALATA” contou com a curadoria de Simon Watson e co-curadoria de Luan Cardos. Além de Alberto Pereira, outros artistas também participaram da exposição.

 

Foto: Ítalo Barreto
Foto: Ítalo Barreto
Foto: Ítalo Barreto

+projetos

Para consultas sobre obras, orçamentos ou parcerias:

Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.

Artistas interessados em representação:

Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.

Outros assuntos: