Fechado por mais de uma década, o antigo Noviciado Nossa Senhora das Graças Irmãs Salesianas, no bairro do Ipiranga, foi revitalizado pela arte contemporânea. Na exposição “Para Falar de Amor”, com curadoria de Saulo di Tarso, os artistas representados pela Aborda — Consp, Deco Treco, Eva Uviedo, Filipe Grimaldi, Pedro Luis e Priscila Barbosa — realizaram intervenções artísticas no edifício histórico, criando murais que dialogam com sua história.
Construído no início do século XX, o edifício de arquitetura neoclássica, tombado pelo CONPRESP como patrimônio histórico e cultural de São Paulo, foi uma das primeiras construções do bairro do Ipiranga. Por muitos anos, abrigou noviças e serviu a iniciativas de religiosos católicos. Abandonado há 15 anos, o prédio sofreu os efeitos do tempo e do esquecimento.
Por iniciativa da plataforma cultural Kura, entre setembro e outubro de 2024, o espaço acolheu uma série de eventos e projetos centrados na arte. A exposição “Para Falar de Amor” reuniu mais de 50 artistas. Consp, Deco Treco, Eva Uviedo, Filipe Grimaldi, Pedro Luis e Priscila Barbosa contribuíram com murais e perspectivas artísticas distintas, integrando suas poéticas à estrutura e à história do local. Veja a seguir.
As obras em diálogo com o espaço, como “Cidades Enterradas” de Eva Uviedo, nos convidam a refletir sobre memória e identidade. A obra, um tríptico composto por duas pinturas e uma assemblage — esta última feita com sobreposições de diferentes tipos de papel em recortes e colagens — inspira-se em uma lenda guatemalteca sobre cidades soterradas e esquecidas. Segundo a lenda, essas cidades estão ocultas sob metrópoles modernas e florestas, e acredita-se que as árvores se alimentam do sopro vital de seus habitantes. Na personagem central do tríptico, uma mulher veste uma espécie de cartografia, enquanto a pintura ao lado apresenta elementos que lembram mapas ou raízes de árvores. A assemblage incorpora elementos similares, incluindo páginas de textos.
A obra, em relação ao ambiente em que foi criada, desperta reflexões sobre memória, patrimônio histórico e cultural, identidade e mudança. A lenda que inspira a artista deriva da história da civilização maia, rica em narrativas sobre cidades desaparecidas e esquecidas pela história. Muitas dessas cidades, como Tikal, El Mirador e Uaxactún, foram abandonadas séculos antes da chegada dos colonizadores europeus, e suas ruínas permanecem no meio de densas florestas tropicais, contribuindo para o mistério e fascínio que as cercam.
As concepções de história, memória e arte evoluem conforme os contextos sociais, históricos, econômicos e culturais. Ao trazer a história guatemalteca para suas representações, a artista nos provoca a refletir sobre as ocupações da cidade, suas transformações, migrações e imigrações, e a elaboração de subjetividades. Questionamos onde se inserem as emoções e os sentidos de memória e pertencimento dentro dessas movimentações. O que um antigo edifício, construído para atender a demandas sociais do passado e que se tornou referência de uma época e de uma região, representa na contemporaneidade? Como os indivíduos se relacionam ou podem se relacionar com ele? A obra de Uviedo nos conduz, por meio de seus padrões cartográficos, a um mapa abstrato e subjetivo da memória individual e coletiva, indicando processos de reconhecimento e identificação permeados por uma conexão comum.
A obra de Uviedo, em sintonia com o antigo noviciado, nos estimula a pensá-lo para além de sua materialidade. Isoladamente, é apenas um edifício; contudo, ao ser percebido como um espaço construído para uma função específica, compondo experiências humanas cotidianas e históricas em relação com uma rua, um bairro, uma cidade e um país, torna-se possível notar uma constelação de implicações e relações sociais com potencialidades únicas.
A Aborda é uma plataforma inovadora dedicada à arte e cultura contemporâneas na América Latina. Nosso foco principal é a representação de artistas visuais, conectando-os ao mercado por meio de projetos artísticos que englobam fins culturais, educacionais e comerciais. Para falar sobre projetos ou adquirir obras de artistas representados, entre em contato por aqui.
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