Baralho pride

Dolores esos, Luna bastos, Pri barbosa e Pedro Luiss ilustram cartas do “Baralho Pride”, projeto desenvolvido pela COPAG

Visando ampliar a voz da comunidade LGBTQIA+, a COPAG e a Cartamundi Foundation, em parceria com a El Cabriton, desenvolveram, neste ano, o Baralho Pride. O projeto traz um baralho sem gênero que substitui as figuras do rei, rainha e valete por figuras de identidade queer. As cartas foram ilustradas por 54 artistas diferentes, sendo 4 deles agenciados pela Aborda.

 

Cartas produzidas pelos nossos artistas agenciados.
“Coringa preto”, por Dolores Esos.

A ação, inspirada na história da psicóloga holandesa Indy Mellink que, dispondo-se a romper com a tradição secular de baralhos que classificam reis acima de rainhas, elabora o seu próprio baralho sem gênero, nos convoca a pensar sobre inclusão e representatividade. 

Dolores Esos, Luna Bastos, Pri Barbosa e Pedro Luiss dão um tom autoral a cada uma das cartas produzidas (coringa preto, onze de paus, sete de espadas e oito de copas, respectivamente), imprimindo peculiaridades artísticas características de seus trabalhos. Confira a seguir. 

“Onze de paus”, por Luna Bastos.
“Sete de espadas”, por Pri Barbosa.
Oito de copas, por Pedro Luiss.

A campanha Baralho Pride foi financiada coletivamente através da plataforma Catarse e todo o valor arrecadado foi doado para Casa 1, que funciona como um centro de cultura e acolhimento destinado para pessoas LGBTQIA+. O baralho completo pode ser adquirido pelo site El Cabritón — clique para ser direcionado. 

+projetos

Para consultas sobre obras, orçamentos ou parcerias:

Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.

Artistas interessados em representação:

Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.

Outros assuntos: