Visando ampliar a voz da comunidade LGBTQIA+, a COPAG e a Cartamundi Foundation, em parceria com a El Cabriton, desenvolveram, neste ano, o Baralho Pride. O projeto traz um baralho sem gênero que substitui as figuras do rei, rainha e valete por figuras de identidade queer. As cartas foram ilustradas por 54 artistas diferentes, sendo 4 deles agenciados pela Aborda.
A ação, inspirada na história da psicóloga holandesa Indy Mellink que, dispondo-se a romper com a tradição secular de baralhos que classificam reis acima de rainhas, elabora o seu próprio baralho sem gênero, nos convoca a pensar sobre inclusão e representatividade.
Dolores Esos, Luna Bastos, Pri Barbosa e Pedro Luiss dão um tom autoral a cada uma das cartas produzidas (coringa preto, onze de paus, sete de espadas e oito de copas, respectivamente), imprimindo peculiaridades artísticas características de seus trabalhos. Confira a seguir.
A campanha Baralho Pride foi financiada coletivamente através da plataforma Catarse e todo o valor arrecadado foi doado para Casa 1, que funciona como um centro de cultura e acolhimento destinado para pessoas LGBTQIA+. O baralho completo pode ser adquirido pelo site El Cabritón — clique para ser direcionado.
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.