Em 2022, a Semana de Arte Moderna de 1922 completa cem anos. Para comemorar a data a Prefeitura de São Paulo lançou o projeto Modernismo 22+100. A programação inclui o Museu de Arte de Rua (MAR), coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que convidou Gugie Cavalcanti para pintar um mural com a imagem de Lélia Gonzalez.
A iniciativa de pintar a co-fundadora do Movimento Negro Unificado (MNU) tem como objetivo reparar as reflexões e comemorações do centenário. A proposta visa reconhecer outras pessoas que ao longo desses anos contribuíram para a cultura brasileira além dos artistas envolvidos na Semana de 22.
Gugie conta que escolheu retratar esta fotografia de Lélia pois ela transmite o axé que, segundo a artista, está presente nos artigos da intelectual. A artista também ressalta a importância de Gonzalez para a construção da cultura brasileira com suas pesquisas e suas lutas.
– O conceito de Lélia Gonzalez sobre Amefrica é a compreensão do povo negro brasileiro. Isso tem tudo a ver com a ocupação, presença e relações que busco trabalhar nos meus murais. Pintar ela também foi especial pois a caminhada dela na academia, no terreiro, na luta são inspiração pra mim. Cuidei de cada detalhe e cor para que a comunidade em torno sinta o axé.
Melina de Lima é neta de Lélia e cuida, junto a voluntários de várias partes do Brasil, da página Lélia Gonzalez Oficial, no Instagram. Ele explica que para a intelectual a cultura deve ser reconhecida como um caminho de emancipação e demonstração da força e importância da nossa ancestralidade.
– Ver ela nesta empena me traz muita alegria e emoção. É uma comprovação da grandeza de Lélia. Estamos num momento de muita visibilidade de sua importância, mas longe do que ela merece pelo que viveu e lutou. Lélia lutou por nós.
O mural da artista Gugie Cavalcanti está localizado na Rua Japichaua, 450, em Ermelino Matarazzo, distrito de Guarulhos, em São Paulo. Também será realizada a venda de um fineart deste trabalho. Parte do lucro será revertido para o Instituto Memorial Lélia Gonzalez.
Outros artistas também foram convidados para participar da programação do MAR no projeto Modernismo 22+100, dentre eles nosso artista agenciado Cazé, que pintou uma empena em homenagem ao poeta João Cabral de Melo Neto.
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.