O projeto Rio-Colômbia, realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio do Edital Ano Rio-Colômbia, reúne manifestações artísticas destinadas a fortalecer laços culturais entre Brasil e Colômbia. Entre as diversas iniciativas contempladas, destacam-se os murais desenvolvidos por Cazé, artista representado pela Aborda, cujas criações evidenciam aspectos históricos, sociais e culturais de ambos os países. Como parte do mesmo edital, o artista também promoveu, em seu ateliê no bairro do Santo Cristo, no Rio de Janeiro, um workshop gratuito de dez vagas sobre a profissão de artista, materiais e processos de arte urbana.
No mural colombiano, Cazé parte do pensamento de Beatriz Nascimento, historiadora e ativista dos direitos de negros e mulheres, para enfatizar o protagonismo do corpo negro feminino em contexto de migração. A figura de Perla, vendedora de frutas em Valle del Cauca, surge como símbolo de resiliência e força, compondo a cena cotidiana de inúmeras mulheres que, em busca de melhores condições de vida, encontram no trabalho a oportunidade de subsistência. Sob tons vermelhos intensos, a obra ilustra os movimentos e expressões de Perla, destacando a potência sociocultural dessas trajetórias frequentemente invisibilizadas. A escolha da personagem e o ambiente urbano reforçam a importância de se enxergar, na rotina mais simples, um espaço de afirmação e resistência.
O artista prolonga esse diálogo no mural executado no Rio de Janeiro, intitulado “Sustento à Vida”. Desta vez, o milho assume o posto de protagonista, estabelecendo um elo entre as raízes indígenas latino-americanas, comuns às duas nações. Cultivado há milênios, o “maíz” é visto como fonte de nutrição e riqueza, tendo chegado ao território brasileiro pela Amazônia Ocidental e encontrando, na Colômbia, solo fértil para o seu desenvolvimento. Por meio da imagem de um vendedor de milho a circular pelas praias de Copacabana, Cazé expõe um cotidiano marcado pelo sol ardente, pela necessidade de sustento e pela dignidade do ofício — aspectos que se conectam às narrativas de trabalho presentes no mural colombiano.
Em ambas as obras, as cores intensas, marca registrada de Cazé, convidam o espectador a mergulhar numa experiência sensorial que une sabores, sons e memórias. A poética do artista ressalta a necessidade de olhar com profundidade para as histórias individuais, reconhecendo nelas forças que nos aproximam. A presença central do corpo negro feminino, sobretudo no mural colombiano, salienta a urgência de conferir visibilidade e valor a populações que, historicamente, enfrentam desafios na busca de inclusão e reconhecimento.
Por fim, os murais de Cazé, ao mesmo tempo que celebram a intersecção cultural entre Brasil e Colômbia, promovem reflexões sobre processos migratórios, pertencimento e convivência. A arte urbana, disposta em espaços de passagem, converte-se em meio de preservação da memória e provocação ao olhar público. Dessa forma, as histórias retratadas, ainda que individuais, tornam-se reflexos de um contexto social mais amplo, incentivando-nos a reconhecer a potência de cada trajetória que compõe a nossa coletividade.
A Aborda é uma plataforma inovadora dedicada à arte e cultura contemporâneas na América Latina. Nosso foco principal é a representação de artistas visuais, conectando-os ao mercado por meio de projetos artísticos que englobam fins culturais, educacionais e comerciais. Para falar sobre projetos ou adquirir obras de artistas representados, entre em contato por aqui.
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