Afeto e negritude

Diego Mouro traz a discussão do afeto entre homens negros no CURA 2020

O artista Diego Mouro participou da 5ª edição do Circuito de Arte Urbana  (CURA), realizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 22 de setembro e 4 de outubro de 2020. Além de Diego, selecionado através da convocatória do festival, os artistas Lídia Viber, Robinho Santana e Daiara Tukano também participaram. As empenas-  laterais cegas de edifícios-  produzidas são visíveis da rua Sapucaí, bairro Floresta, consolidando o Mirante CURA Sapucaí, que agora soma 14 murais gigantes na região.

O propósito do festival é defender a resistência por meio da arte e o cuidado com as pessoas, afetos e natureza. A programação do evento inclui obras públicas e na Galeria CURA, além de atividades realizadas online por conta da pandemia.  Juliana Flores, uma das curadoras do evento, conta  que a edição de 2020 teve como um dos assuntos principais o afeto entre homens negros. 

-Foi a primeira vez que tivemos a presença de curadoras convidadas, as artistas Arissana Pataxó e Domitila de Paulo. Esta mudança marcou criativa e esteticamente a dinâmica do festival. Quando planejamos o CURA não definimos um tema, mas sim discutimos o assuntos que nos atravessam, um deles tinha sido o afeto entre homens negros. O layout que o Diego nos enviou impactou a comissão curatorial da convocatória. A arte é belíssima e ao mesmo tempo dizia muito do que gostaríamos de discutir na edição. 

Diego Mouro conta que a arte foi inspirada no amigo pessoal e fotógrafo Fábio Setti. O artista já pesquisava sobre o tema quando se deparou com uma foto tirada por Fábio. A imagem foi utilizada como base para a proposta da empena. 

-Essa foi a minha primeira vez no CURA. Foi um trabalho minucioso onde eu prestei atenção na relação que eu tenho com homens negros ao meu redor, principalmente com meu pai e avô. Esses afetos entre homens negros é um tabu. Também é importante ressaltar que em nenhum momento eu defini o tipo de relação amorosa, apenas quis evidenciar o afeto. 

Imagem do fotógrafo que foi utilizada como base para o mural. Foto: Fábio Setti

+projetos

Para consultas sobre obras, orçamentos ou parcerias:

Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.

Artistas interessados em representação:

Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.

Outros assuntos: