Em agosto de 2023, a Aborda lançou o oitavo episódio da segunda temporada do seu podcast, Abordaria, intitulado “Muralismo na América Latina”. Neste episódio especial, que faz parte do Mês do Muralismo promovido pela Aborda, mergulhamos nas raízes e no impacto do muralismo como movimento artístico. Com um olhar atento e crítico, o episódio se propõe a desvendar a origem do muralismo no México, sua expansão pela América Latina e como essa técnica continua a moldar a identidade cultural e política dos países latinos.
Para enriquecer essa discussão, contamos com a presença de Daniela Gomes, pesquisadora renomada na área de artes visuais, Priscila Barbosa, artista e acadêmica com vasta pesquisa sobre o muralismo latino-americano, e Santiago Panichelli, muralista argentino com experiência prática em diversos países da região. Juntos, eles exploram desde a história do muralismo mexicano até suas manifestações contemporâneas, abordando questões políticas, sociais e de representação de gênero.
Daniela Gomes é uma artista urbana e pesquisadora acadêmica natural de São Paulo. Formada em Arquitetura pela USP, Daniela também trabalha como designer gráfico e dedica-se ao estudo da arte na América Latina. Sua perspectiva única e interdisciplinar enriquece as discussões sobre a relevância histórica e contemporânea do muralismo.
Priscila Barbosa é uma artista visual, muralista e ilustradora também natural de São Paulo. Formada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, com extensões em Masculinidades Contemporâneas, Feminismo Pós-colonial na América Latina e O Estado e o Corpo pela PUC-SP, Pri busca ressignificar a iconografia feminina tradicional e propor novas perspectivas feministas. Seu trabalho inclui exposições individuais e coletivas, festivais de arte urbana e projetos comerciais em diversos países, incluindo Bósnia, Estados Unidos, França, Nova Zelândia e Equador. Ela também ministra um curso na plataforma Domestika sobre pintura de retratos femininos com tinta acrílica.
Santiago Panichelli é um artista visual e muralista natural de Buenos Aires, formado em Artes Visuais pela Escuela de Artes Visuales Antonio Berni. Seu trabalho explora perspectivas existencialistas da condição humana, abordando aspectos emocionais e psíquicos através de signos e símbolos metafísicos. Santiago tem uma trajetória artística destacada, com participação em festivais de arte urbana e exposições coletivas no Brasil, Argentina, Bolívia, Peru, Alemanha e França. Atualmente, expande seus trabalhos na dupla artística Drom com Jamaira Pacheco.
Ficha Técnica
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.