No terceiro episódio da terceira temporada do Abordaria, o podcast da Aborda dedicado às reflexões sobre o universo da arte, Carolina Herszenhut entrevista Filipe Grimaldi, letrista e designer gráfico representado pela Aborda. A conversa se aprofunda nas raízes do letrismo vernacular sul-americano e em como ele se moldou ao contexto brasileiro, explorando o diálogo entre a arte popular, o trabalho manual e as inovações tecnológicas.
Ao longo do episódio, Grimaldi fala sobre as origens e transformações do letrismo, especialmente em sua trajetória no Brasil, com destaque para as influências culturais que marcaram essa adaptação, principalmente na região amazônica. Além disso, ele discute o renascimento das técnicas manuais em tempos de digitalização e como a tecnologia pode atuar como aliada na preservação das práticas artesanais. A relação entre marcas e arte popular também ganha espaço na conversa, abordando as oportunidades e desafios dessa interação.
Filipe Grimaldi é letrista e designer. Atua no mercado de design gráfico desde 2006 e, nos últimos anos, vem focando no estudo de técnicas manuais de caligrafia, lettering e pintura de letra, migrando parte do seu trabalho para o desenvolvimento de letterings e pintura decorativa comercial. Sua pesquisa artística é focada no letrismo vernacular sul-americano. Possuindo um vasto repertório acerca de símbolos e caligrafias populares, o artista utiliza-o para composição em suas obras de palavras e frases espirituosas, em sua maioria em português ou em espanhol, de modo a intensificar a valorização de uma cultura tipicamente brasileira, latina e popular. A partir de 2014, criou uma didática introdutória de caligrafia, lettering e pintura de letra, montando turmas em mais de 15 unidades do Sesc e outros cursos privados espalhados pelo Brasil.
Para quem quer aprender mais sobre o letrismo e experimentar essa técnica em casa, Filipe Grimaldi oferece um curso online gratuito em parceria com o Sesc. No curso, Grimaldi apresenta os princípios básicos da pintura de letras utilizando materiais simples, como pincéis e esmalte à base de água. Ele explora o passo a passo da criação de letreiros populares, detalhando as influências históricas e culturais do ofício, que vai dos fileteados de caminhão à rica iconografia das cidades latino-americanas.
O curso oferece um panorama histórico do desenho de letras populares no Brasil e no mundo, enquanto incentiva a prática do “faça você mesmo”, promovendo o desenvolvimento de habilidades manuais. Acesse o curso aqui.
Além disso, Grimaldi desenvolveu um alfabeto brasileiro, inspirado nas formas tipográficas tradicionais e nas caligrafias populares do país, que resgata a expressividade e a diversidade visual da cultura brasileira. Veja mais sobre a trajetória do artista clicando aqui.
Ficha Técnica
Idealização: Aborda
Apresentação e Direção: Carolina Herszenhut
Produção: Mariana Barboza
Roteiro: Mariana Barboza
Artes: Nathaniel Santos
Edição: Léo Torres
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.