Decifrando a “nova jornada da arte”

Ou como aplicar as teorias do marketing na sua carreira artística

Esse é um texto resumo do meu workshop “O Mercado Artístico” onde ensino sobre o que eu chamo de “Nova Jornada da Arte”. No workshop falo sobre precificação, posicionamento no mercado, parceria com marcas, comunicação e muito mais.

Nele desmembro toda essa jornada e todos os parceiros e posicionamentos necessários a ela, e tenho certeza que ao escrever esse texto estou ciente de que alguns não irão gostar desse paralelo entre arte e marketing, alguns não, acho que muitos…

Porém vou defender aqui, aquilo que mais me move e me faz pensar nos último tempos, uma arte “vendável e produtizável”.

Paralela e bastante distante de uma jornada tradicional que coloca a arte num pedestal e constrói o seu mundo a partir de críticos, galerias e galeristas, feiras de arte, revistas, leiloeiros, museus e bienais, essa nova jornada, dialoga com símbolos, pessoas, instituições e iniciativas que mais parecem um plano de marketing.

Se pensarmos que nessa nova jornada da arte, como uma jornada que inclui novos participantes como: mídias sociais, empresas, colabs, festivais e outros, fica fácil entendermos que o posicionamento de um artista no mercado nada mais é do que um “plano de negócios”, e todo plano de negócios tem um bom “mix de marketing”.

Vou colocar aqui os tão famosos 4 Ps do Marketing, também conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, são os 4 elementos básicos que compõem qualquer estratégia de marketing para alcançar um público: Preço, Praça, Produto e Promoção.

Aproveitarei para mostrar como essa estratégia pode ser usada na arte e entender que cada trabalho do artista, uma tela, um painel, um print, um produto com estampa e até mesmo uma fala num evento pode ser entendido e posicionado a partir desses 4Ps.

Produto

O primeiro dos 4Ps refere-se àquilo que a empresa oferece para sanar um ponto de dor ou uma necessidade do consumidor. Ele pode ser tangível (objetos e bens de consumo) ou intangível (serviços e informações).

  • Como as pessoas interagem com o que eu faço?
  • Telas? Prints? Produtos? Murais? Digitais? Cursos? Palestras?
  • Como, quando e onde o cliente vai utilizá-lo?
  • Como ele se diferencia dos outros artistas que já existentes no mercado?

Preço

O preço é o valor de venda do produto, o quanto ele custa para a aquisição pelo cliente. Essa definição é importante não apenas para o sucesso de um negócio, mas para a sua sobrevivência. O preço — valor percebido, deve ser formado com base na estrutura de custos da sua fabricação, tributação e venda.

  • Qual é o valor do seu produto ou serviço para o comprador?
  • Quais são as faixas de preço para produtos e serviços?
  • Qual é o comportamento do cliente em relação ao preço? Quanto ele está disposto a pagar pelo que você oferece? Qual é o limite de preço?
  • Existe a necessidade de criar ações de preço específicas para segmentos de público (pessoas jurídicas, físicas)?
  • Como seu preço se compara ao de outros artistas?

Praça

De forma geral, a praça, ou ponto de venda, diz respeito ao local de distribuição e logística do produto ou serviços da empresa para o consumidor final. Ou seja, onde o produto é oferecido.

  • Onde as pessoas acham seus trabalhos?
  • Exposições? Sites? Festivais? Galerias? IG? Atelier?

Promoção

O último “P” diz respeito à promoção que engloba todo o plano de comunicação, divulgação, estratégias de aquecimento das vendas e execução de estratégias de marketing de uma empresa. Ou seja, tem o sentido de promover uma marca e o que ela oferece, de modo a fazer dela uma escolha natural de consumo para o seu público.

  • Onde você pode passar, de forma efetiva, as mensagens do seu trabalho?
  • Quais são os melhores canais e ações para apresentar seus trabalhos para possíveis clientes?

Esses pontos mostram como para pensar o artista hoje é preciso ir além do trabalho em si, é necessário entender todo o jogo que está por trás e como jogá-lo. Essas são algumas de muitas regras para entrar melhor em campo, aproveite!

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