Arte Urbana: Brasil x França

Nízia e Agathae, do projeto Pixo, conversam com a gente sobre o movimento de arte urbana na França. Nosso artista Cazé também participa do bate-papo trazendo suas experiências e percepções, como artista, sobre a cena nacional e internacional.

No terceiro episódio da segunda temporada do podcast Abordaria, trazemos uma discussão sobre a cena da arte no Brasil e no exterior, com foco no agenciamento de carreira e produção. Para enriquecer essa conversa, contamos com a presença de Nízia Montecinos e Agathae Montecinos, criadoras do projeto Pixo, que acontece em Paris, e do nosso artista Cazé, que fez a conexão entre o Pixo e a Aborda.

O episódio explora as diferenças entre os cenários artísticos brasileiro e francês, as estratégias de agenciamento de carreira, e como os artistas brasileiros estão se posicionando no mercado internacional. Nízia e Agathae compartilham suas experiências na criação do Pixo e do Inarte, discutindo os desafios e oportunidades de promover artistas brasileiros e latino-americanos na Europa. Cazé contribui com suas percepções sobre o gerenciamento de carreira no exterior e a importância de reconhecer e valorizar as narrativas e potências dos artistas brasileiros.

Conheça os Convidados

Cazé é um artista visual carioca dedicado à pintura e ao muralismo. Formado em Design Gráfico e Web Design pelo SENAI Artes Gráficas e SENAC RJ, Character Design pela escola de arte Innovation Creative Space e Direção de Arte pela ESPM, Cazé desenvolve sua pesquisa a partir dos territórios em que atua, criando “biografias urbanas” que evidenciam protagonistas e histórias apagadas pelo tempo. Com trabalhos realizados no Brasil e internacionalmente, incluindo Guiné-Bissau, Portugal, França, Inglaterra, Alemanha e Equador, Cazé é co-realizador do projeto NegroMuro, que mapeia a memória negra através da arte urbana.

Nízia Montecinos é uma brasileira radicada na França desde 2012. Co-fundadora e SEO da agência de arte urbana Terrart, co-fundadora do projeto sociocultural INarteurbana e Diretora de Desenvolvimento da associação franco-brasileira de arte urbana Pixo, Nízia desempenha um papel crucial na promoção da arte urbana e na construção de pontes entre artistas brasileiros e o público europeu.

Agathae Montecinos é a fundadora da associação Pixo e co-fundadora da agência Terrart. Brasileira radicada na França desde 2013, Agathae é curadora e criadora de projetos artísticos, tendo fundado a Galeria32, a primeira galeria de arte urbana de Natal (RN), em 2009. Sua atuação visa promover artistas brasileiros e latino-americanos, fortalecendo suas presenças no cenário internacional.

Ficha Técnica

  • Idealização: Artistas Aborda
  • Apresentação e Direção: Carolina Herszenhut
  • Produção: Gabriela Azevedo e Rafaela Guimarães
  • Roteiro: Gabriela Azevedo
  • Artes: Nathaniel Santos
  • Edição: Carlos Oliveira

+podcast

Para consultas sobre obras, orçamentos ou parcerias:

Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.

Artistas interessados em representação:

Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.

Outros assuntos: