No terceiro episódio da segunda temporada do podcast Abordaria, trazemos uma discussão sobre a cena da arte no Brasil e no exterior, com foco no agenciamento de carreira e produção. Para enriquecer essa conversa, contamos com a presença de Nízia Montecinos e Agathae Montecinos, criadoras do projeto Pixo, que acontece em Paris, e do nosso artista Cazé, que fez a conexão entre o Pixo e a Aborda.
O episódio explora as diferenças entre os cenários artísticos brasileiro e francês, as estratégias de agenciamento de carreira, e como os artistas brasileiros estão se posicionando no mercado internacional. Nízia e Agathae compartilham suas experiências na criação do Pixo e do Inarte, discutindo os desafios e oportunidades de promover artistas brasileiros e latino-americanos na Europa. Cazé contribui com suas percepções sobre o gerenciamento de carreira no exterior e a importância de reconhecer e valorizar as narrativas e potências dos artistas brasileiros.
Cazé é um artista visual carioca dedicado à pintura e ao muralismo. Formado em Design Gráfico e Web Design pelo SENAI Artes Gráficas e SENAC RJ, Character Design pela escola de arte Innovation Creative Space e Direção de Arte pela ESPM, Cazé desenvolve sua pesquisa a partir dos territórios em que atua, criando “biografias urbanas” que evidenciam protagonistas e histórias apagadas pelo tempo. Com trabalhos realizados no Brasil e internacionalmente, incluindo Guiné-Bissau, Portugal, França, Inglaterra, Alemanha e Equador, Cazé é co-realizador do projeto NegroMuro, que mapeia a memória negra através da arte urbana.
Nízia Montecinos é uma brasileira radicada na França desde 2012. Co-fundadora e SEO da agência de arte urbana Terrart, co-fundadora do projeto sociocultural INarteurbana e Diretora de Desenvolvimento da associação franco-brasileira de arte urbana Pixo, Nízia desempenha um papel crucial na promoção da arte urbana e na construção de pontes entre artistas brasileiros e o público europeu.
Agathae Montecinos é a fundadora da associação Pixo e co-fundadora da agência Terrart. Brasileira radicada na França desde 2013, Agathae é curadora e criadora de projetos artísticos, tendo fundado a Galeria32, a primeira galeria de arte urbana de Natal (RN), em 2009. Sua atuação visa promover artistas brasileiros e latino-americanos, fortalecendo suas presenças no cenário internacional.
Ficha Técnica
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.