Durante o final de junho e início de julho de 2024, o artista Filipe Grimaldi, representado pela Aborda, participou do festival internacional de arte urbana Nuevo Mural (NuMu) no Equador. Em uma residência artística imersiva na cidade de Cotacachi, Grimaldi transformou um pórtico colonial na comunidade indígena kichwa Tunibamba, integrando elementos da cultura local.
O projeto de Grimaldi, com a assistência artística de Celina Spolaor, consistiu na transformação de um arco de uma antiga entrada de fazenda do período colonial. Originalmente identificado com o letreiro “hacienda Tunibamba”, o pórtico foi reimaginado pelo artista, que utilizou as letras em metal para criar uma nova leitura do local. A nova identificação “Comuna Tunibamba Kutakachi” emprega o letrismo popular e reflete uma atualização simbólica e estética.
A arquitetura clássica, com seus pórticos imponentes, sempre serviu como símbolo de poder e respeito, comuns em templos, palácios e monumentos na Europa. No contexto da fazenda Tunibamba, este arco representava a dominação e a riqueza dos colonizadores espanhóis. Ao se apropriar do arco, Grimaldi não apenas revitaliza o espaço, mas também lhe confere novos simbolismos.
Aline Moraes, curadora da Aborda, observa que: “Grimaldi, ao apropriar-se do arco, não somente o revitaliza, como também atribui novos simbolismos a ele. Podemos destacar a estética tradicional da América Latina e do povo indígena kichwa, através das cores, grafismos e letras, bem como pelo processo inerente da arte urbana de ressignificação criativa dos espaços públicos e socialização da arte como bem comum.”
Filipe Grimaldi, natural de São Paulo, é designer gráfico, professor, letrista, artista visual, comunicador digital e muralista. Formado em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes.
Sua pesquisa artística é focada no letrismo vernacular sul-americano. Possuindo um vasto repertório acerca de símbolos e caligrafias populares, o artista utiliza-o para composição em suas obras de palavras e frases espirituosas, em sua maioria em português ou em espanhol, de modo a intensificar a valorização de uma cultura tipicamente brasileira, latina e popular.
Grimaldi também dedica-se ao exercício de comunicador digital, popularizando-se com os reels de “react”, onde realiza observações técnicas e estéticas de trabalhos de outros artistas. Enquanto professor, dedica-se à realização de oficinas de modo a perpetuar o conhecimento e as técnicas acerca do letrismo popular.
A Aborda é uma plataforma inovadora dedicada à arte e cultura contemporâneas na América Latina. Nosso foco principal é a representação de artistas visuais, conectando-os ao mercado por meio de projetos artísticos que englobam fins culturais, educacionais e comerciais. Para falar sobre projetos ou adquirir obras de artistas representados, entre em contato por aqui.
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.