O Abordaria, podcast oficial da Aborda, dedica-se a explorar temas relevantes e contemporâneos do universo da arte. No episódio mais recente, o foco foi a economia comportamental aplicada ao mercado de arte. Com a participação de Thierry Chemalle e Luiza Portelli, o episódio abordou como a arte urbana evolui de uma manifestação cultural para se tornar um ativo econômico valioso. Exploramos o impacto do “art infusion effect” — o efeito da arte na percepção e avaliação de produtos — e examinamos os fatores que moldam o comportamento dos consumidores de arte no Brasil. A discussão também incluiu os desafios para a aceitação da arte urbana como um investimento legítimo e a análise das parcerias entre artistas urbanos e marcas renomadas, que impulsionam a valorização e comercialização da arte no mercado brasileiro.
Luiza Portelli, com formação em Direito pela PUC São Paulo e experiência em Propriedade Intelectual, destacou-se por seu trabalho com marcas, direitos autorais e licenciamento. Professora assistente na PUC e coautora do artigo “Da rua às vitrines: breve recorte da história da arte urbana e sua estreia no mercado brasileiro”, que foi um ponto central na discussão do episódio, abordando a evolução e impacto econômico da arte urbana no Brasil.
Thierry Chemalle é mestre e pós-graduado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com graduação em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Desde 2018, atua como pesquisador do Centro FGVInvest nas áreas de Finanças e Economia do Mercado da Arte.
O episódio referenciou vários artigos que trazem uma compreensão mais profunda sobre o impacto econômico da arte. Entre eles, destaca-se o estudo “Nudging Art Lovers to Donate”, de Boram Lee, Ian Fraser e Ian Fillis, e o “Empirical Evidence of Anchoring and Loss Aversion from Art Auctions”, de Mei, Moses e outros. O artigo de Lurdi Blauth e Andrea Christine Kauer Possa, “Arte, grafite e o espaço urbano”, também foi mencionado como uma leitura essencial para entender a relação entre arte e espaço público. Esse artigo pode ser acessado na íntegra aqui. O artigo da convidada Luiza Portelli também pode ser encontrado aqui.
Além disso, o estudo “From the Classical Art to the Urban Art Infusion Effect”, publicado na revista Creativity and Innovation Management, e a pesquisa “Art Infusion: The Influence of Visual Art on the Perception and Evaluation of Consumer Products”, de Henrik Hagtvedt e Vanessa M. Patrick, foram fundamentais para entender como a arte pode influenciar a percepção do consumidor sobre produtos de consumo.
Ficha técnica
Idealização: Aborda
Apresentação e Direção: Carolina Herszenhut
Produção: Mariana Barboza e Rafaela Guimarães
Roteiro: Mariana Barboza
Artes: Nathaniel Santos
Edição: Léo Torres
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