A Semana de Arte Moderna de 1922 completa cem anos em 2022. Para comemorar a data a Prefeitura de São Paulo lançou o projeto Modernismo 22+100. A programação inclui o Museu de Arte de Rua (MAR), coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que convidou Cazé para pintar um mural em homenagem ao poeta João Cabral de Melo Neto.
O poeta, escritor e diplomata pernambucano fez parte da terceira geração modernista no Brasil. Sua obra de maior destaque é o clássico “Morte e Vida Severina”. Cazé ressalta que é importante trazer a figura de um homem nordestino para São Paulo, uma grande metrópole que abriga uma grande população de nordestinos.
– Esta foi a minha primeira empena na capital paulista. Trouxe no mural alguns pontos que achei importante na vida do poeta, como a imagem dele com a família no sertão. Além disso, retratei a cana, elemento que ele cita em alguns poemas. Já as cores vermelha, violeta e amarela mostram a relação de amizade de João Cabral com o artista espanhol Joan Miró. A cena dele sentado, já consagrado, como se estivesse na varanda de casa revendo a sua história de vida dele.
O trabalho foi realizado em quatro dias, com a assistência do artista Rafa Vieira, em Ermelino Matarazzo, distrito de Guarulhos, em São Paulo. Outros artistas também foram convidados para participar da programação do MAR no projeto Modernismo 22+100, dentre eles nossa artista agenciado Gugie Cavalcanti, que pintou uma empena em homenagem a intelectual Lélia Gonzalez.
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.