Em 2022, o Centro Cultural de São Paulo (CCSP) completou 40 anos. Como uma forma de celebrar a data, Luna Bastos fez um painel para dialogar com o local, que possui um caráter plural e democrático. A obra “Memórias do Amanhã” traz o conceito do Sankofa. Ela é um convite para o público refletir sobre a forma de mudar a realidade e construir o futuro.
No povo Akan, localizado atualmente em Gana, há um provérbio que diz “Se wo were fi na wo sankofa a yenkyi”, que significa “Não é tabu voltar para trás e recuperar o que você esqueceu ou perdeu”. Deste conceito originou-se o símbolo adinkra, representado por um pássaro que voa para frente e tem sua cabeça voltada para trás carregando no seu bico um ovo, que representa o futuro.
Este conceito inspirou Luna Bastos a desenvolver a pintura para a caixa d’água do CCSP. “Memórias para o Amanhã” nos convida a refletir sobre a importância de retornar às nossas raízes para compreender melhor o presente na construção de novos futuros.
– Esse movimento de resgate de nossa história e de nossas memórias a partir de uma nova perspectiva é uma possibilidade para cultivar nossa identidade e nossa singularidade.
O painel da artista está disponível para visitação no Jardim Sul, no CCSP. O é espaço aberto ao público, por tempo indeterminado , das 10h às 22h.
Ao se cadastrar na newsletter, você concorda com a política de privacidade.
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.
dev puga.me
Se deseja discutir aquisições de obras, solicitar orçamentos personalizados, contratar um projeto específico ou explorar possibilidades de parceria, por favor clique aqui.
Se você é um artista e deseja saber mais sobre como ser representado pela Aborda ou discutir oportunidades conosco, envie seu portfólio e/ou proposta clicando aqui.